top of page

Seu Cartório dentro das Normas do CNJ

O Provimento 74/2018 criado pelo Conselho Nacional de Justiça define normas mínimas de adequação tecnológica para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para Cartórios e outros prestadores de serviços notariais e de registro do Brasil.


O provimento 74 se atenta bastante à proteção das informações e aos serviços de Backup em Nuvem e, para isso, as serventias precisam implementar ações de segurança da informação para garantir a confidencialidade, a disponibilidade, a autenticidade e a integridade dos dados. A não-adequação à norma, que já está em vigor, implica na instauração de procedimento administrativo disciplinar.


O que é preciso para estar adequado?


Para o cumprimento das novas normas, os cartórios deverão optar por um parceiro que ofereça mais do que soluções de backup em nuvem, atendendo aos seguintes requisitos:


  • Pontos de recuperação de 30 em 30 minutos, gerando cópias de segurança incrementais;

  • Servidor com sistema de alta disponibilidade que permita a retomada do atendimento à população em até 15 minutos após eventual pane do servidor principal;

  • Sistema com trilha de auditoria e restauração de versões anteriores dos arquivos e banco de dados;

  • Banco de dados SQL Server com trilha de auditoria ativada;

  • Sistema de backup gerando cópias de segurança no local da serventia e em nuvem; com agendamento não superior a 24 horas;

  • Realizar backup à quente dos sistemas de arquivos e banco de dados, sem a necessidade de interromper as operações;

  • Infraestrutura de data center no Brasil, preferencialmente com certificações Tier III e ISO/IEC 27001 de Segurança da Informação.


Como a INFORTEC pode lhe ajudar?


A cumprir as determinações do provimento em relação aos softwares, bancos de dados, servidor de alta disponibilidade e backups na nuvem. Somos parceiros Amazon e Google já com clientes ativos em outras áreas porém agora com o Provimento 74 da CNJ nos especializamos ainda mais para prover as soluções e adequar seu cartório para evitar problemas e/ou penalidades.


Dúvidas Frequentes


1 - O Provimento 74 é obrigatório para meu cartório?

Sim, segundo a normatização estabelecida pelo CNJ: Provimento CNJ nº 74/2019 (Dispõe sobre padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços notariais e de registro do Brasil e dá outras providências). Clique aqui para realizar o download o artigo original: DOWNLOAD


2 - Ajudamos você a diminuir custos

Encontrar profissionais de TI está cada vez mais difícil, ao contratar a INFORTEC você contará com uma equipe toda especializada e ainda uma empresa com outros braços como gestão de pessoas, marketing digital, cursos online e mentorias, tudo isso à sua disposição além do mais importante, o cumprimento exato do Provimento 74 para adequação e suporte a seu cartório.


3 - Terei custos únicos ou mensais?

Você terá num primeiro momento investimento único para adequação de seu parque tecnológico e custos mensais de serviços e manutenção de servidores na nuvem, backup, espaço, segurança contra invasões, dentre outros.


4 - Se houvesse sequestro de dados e hoje você não tivesse backup, o que faria?

Esta pergunta é muito feita hoje em dia, nós da INFORTEC temos as ferramentas e softwares necessários para que você não se preocupe com nada disso.

19 visualizações
bottom of page