Setembro Amarelo - Ansiedade

Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação.
Ansiedade e Medo
De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.
Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura.
O medo é com mais frequência associado a períodos de excitabilidade aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga. Os ataques de pânico se destacam dentro dos transtornos de ansiedade como um tipo particular de resposta ao medo.
Já a ansiedade é mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou fuga.

Bem vou começar este post dizendo que estamos mesmo muito engajados com este mês e mais que isso, com vidas, com a valorização de vidas, pois pra mim isso é mais importante e com valor imensurável.


Quero contar uma pequena história, em 2013 eu fui acometido com Crises fortes de ansiedade, é uma sensação horrível, não desejo a ninguém, sentia como se estivesse me faltando o ar, um calor na altura da nuca, coração acelerado dentre outros sintomas, todos desagradáveis. Houve sim um "pavil" que culminou tudo isso na época que não vem ao caso agora, mas fato é que por mais que na época devido ao "pavil" eu tinha mais que ficar calado, conversei sim com algumas pessoas, falava sempre como estava e o que estava sentindo, fato é que tive pessoas para me ouvir, entender, conversar, abraçar, e isso só foi possível porque eu também não em fechei, então de cara te digo, NÃO SE FECHE, conversar é a melhor solução para seja o que for que você possa estar passando.


Eu não gostava de ficar falando pra muitas pessoas, principalmente os curiosos, os que julgam, os que acham ser frescura, SIM, estes existem, mas também existem os que não julgam, os que abraçam, os que verdadeiramente AMAM. A estes devemos procurar. Enfim procurei ajuda profissional também. Alguns ainda acham que uma patologia emocional é sinônimo de fraqueza, eu também pesei assim por muito tempo, mas a realidade é que nunca foi fraqueza, nunca será. E este pensamento de outrem, nos fazem ter receio de conversar e compartilhar, completamente compreensível, mas não podemos deixar que isso nos faça permanecer inertes, afinal, é da nossa saúde mental, da nossa vida que estamos tratando.


Consultei, fiz todos os exames, porque sem saber que era crise de ansiedade eu já estava pensando o pior, coração, AVC, sim isso passa pela cabeça de quem sofre com este tipo de coisa, porque no fundo no fundo, queremos viver, pois a vida é linda e vivê-la é necessário.


Ao final descobriu-se que nada tinha físico, e sim uma crise de ansiedade leve, mas que já estava me causando alguns sintomas, foi tratado da forma devida, e hoje posso dizer que estou ótimo, mas tudo isso porque um dia eu conversem com alguém, eu me abri, eu abri entrada de pessoas que verdadeiramente queriam me ajudar.


Hoje estudo muito sobre este assunto, pois minha meta pessoal de vida é ouvir, ajudar no que eu puder e dizer que há esperança, onde há vida, sempre, sempre haverá esperança. Se eu consegui sair e hoje dizer que estou BEM, você também consegue.


Então encerro dizendo novamente, ABRA-SE a alguém que você confie, procure um profissional, converse, fale, grite se preciso for, mas lembre-se TUA VIDA É MUITO IMPORTANTE.


Se quiser comentar fique a vontade!!! Compartilhar também, objetivo é ajudar mais e mais pessoas.

11 visualizações

Contato

Telefones de SUPORTE

(31) 3367-8111 - Vale do Aço

(31) 4063-7171 - Belo Horizonte

(24) 3065-3097 - Petrópolis

(12) 3600-0978 - Vale do Paraíba (Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Lorena, São José do Campos, Taubaté, Cruzeiro, Silveiras)

Telefone COMERCIAL, Cursos, Mentorias, Consultorias:

0800-042-0584

  • WhatsApp
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Facebook