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7 tendências do Instagram para 2021 que você precisa saber!

Atualizado: 3 de mar. de 2021

Antes de mais nada quero falar sobre meu podcast caso não queira ler e prefere ouvir:


Inicialmente, o Instagram era uma plataforma para troca rápida de fotos entre amigos próximos. Mas depois disso, os primeiros blogs começaram a se formar no local, empresas, celebridades e organizações sem fins lucrativos também foram chegando.


Hoje, presidentes, comunidades religiosas, pequenos cafés e grandes marcas têm contas no Instagram. O público da plataforma cresceu para 1 bilhão de usuários ativos, e eles começaram a discutir não apenas belas fotos, mas também problemas globais.


Em 2020, o Instagram não é apenas uma rede social, mas uma plataforma séria para a discussão aberta de questões importantes, de saúde mental aos desastres ambientais.


Então como isso afetará a evolução da plataforma? E quais tendências serão relevantes para o Instagram em 2021? Hoje vamos falar sobre isso!


Presença ativa de empresas no Instagram

2020 tornou-se um ano muito importante para as contas empresariais. As pequenas empresas receberam um grande suporte do Instagram na forma de stickers (adesivos) e ferramentas adicionais que simplificam o processo de vendas na rede social.


Até o tão esperado lançamento do Facebook Shops, uma função que permite a você criar lojas online diretamente em suas contas, já aconteceu.


Mas, o Instagram está objetivamente se tornando uma plataforma conveniente para fazer negócios. Então, a tendência da plataforma é continuar em constante crescimento em 2021.


De acordo com dados do Instagram, cerca de 80% dos usuários da rede social seguem perfis de empresas.


Considerando o número de usuários ativos (mais de 1 bilhão), este é um público muito impressionante. Ao mesmo tempo, 60% do público descobre regularmente novos produtos através da plataforma.



👉 Em 2021, as marcas devem se concentrar em:
  • comunicação ao vivo com o público;

  • histórias e transmissões ao vivo;

  • checkout fácil dentro do aplicativo;

  • feedback rápido;

  • conteúdo útil no formato “Como fazer”, cujo objetivo é explicar e dizer como fazer algo. Por exemplo: “Como escolher cosméticos por tipo de pele”, “Como escolher botas para caminhada”;

  • Conteúdo exclusivo e personalizado.

Nas redes sociais como um todo, a tendência para 2021 é as marcas ficarem cada vez mais próximas do seu público.


Honestidade e franqueza

A vida “perfeita” do Instagram não é nada além de irritante e todo mundo já percebeu isso, não é mesmo?


As pessoas estão cansadas de fotografias irreais, sucesso falso e artificial.



Como posso aplicar isso a um perfil?

Menos:

  • Fotografias profissionais encenadas e retoques;

  • Publicidade oculta;

  • Culto a uma ideia de corpo perfeito de ideal;

  • Ênfase na posição financeira;

  • Artigos de especialistas secos.


Mais:

  • Histórias honestas de fracasso no caminho para o sucesso;

  • Publicidade aberta;

  • Fotos sem processamento severo;

  • Estímulo ao amor próprio e melhora da autoestima;

  • Transmissões ao vivo;

  • Postagens emocionais.

As pessoas querem saber quais são os valores da marca, se ela apoia movimentos sociais e até mesmo o que pensa sobre os problemas mundiais.


Expressando sua posição aberta e honesta no Instagram, você pode obter um bom engajamento nas publicações.


Afinal, os usuários vão querer curtir, reler e comentar sobre tal conteúdo.


Feed do Instagram atualizado em tempo real

Virou moda entre os influencers novatos fazerem cursos sobre como criar um feed em um estilo uniforme, em mosaico e todo organizado, eu mesmo já fiz algumas vezes. Porém, desse modo, ele fica irremediavelmente desatualizado.


Então como tendência para 2021 no Instagram, com certeza podemos incluir a naturalidade, simplicidade e tempo real.


As pessoas estão cansadas de assistir a um mundo retocado e organizado com antecedência. Elas querem mais autenticidade, tanto nas histórias quanto na estética visual. Tons naturais e fotos com luz natural são tendência.


Por outro lado, você não precisa ir a extremos e aplicar filtros bege suaves a todas as fotos. Mas, se você gosta de fotos contrastantes, poste-as! Mas seja sempre você mesmo, seja natural!


Stories no Instagram

Os stories ganharam o seu espaço no coração dos usuários do Instagram. Todos se adaptaram facilmente a eles e a cada momento temos novas ferramentas sendo lançadas.


Certamente eles se tornaram-se um lugar extremamente significativo para a publicação de conteúdo relevante e essa tendência deve crescer ainda mais em 2021.


Em 2021, as postagens nos Stories se tornarão o canal líder de comunicação com o público. (muito provavelmente)


Toda a vida de um perfil ativo ocorrerá ali.


As estatísticas do Instagram mostram que 70% dos usuários em primeiro lugar assistem aos stories, e só depois vão para o feed de postagens.


Então, ao postar stories interessantes todos os dias, você tem a garantia de estar visível para seus assinantes, incentivando-os a verificar constantemente seu conteúdo.


👉 Aqui estão algumas ideias para criar stories incríveis em 2021:

Faça perguntas! Peça a opinião dos assinantes, incentive-os a interagir com o seu stories. Não se esqueça de que existem adesivos especiais para perguntas e enquetes no editor.


Use conteúdo personalizado. Contudo, se você for marcado em um stories ou em alguma postagem, publique novamente em seus stories. Isso irá encorajar outros assinantes a marcá-lo e deixar comentários com mais frequência, e mostrar que você tem clientes (seguidores) satisfeitos. Mas isso é válido para blogueiros e contas de empresas.


Demonstre produtos. O formato ao vivo permite que você exiba melhor seu produto. Entretanto isso é muito mais legal do que catálogos chatos com fotos. Mostre como seus produtos são legais, confortáveis ​​e confiáveis ​​para as pessoas, faça um unboxing, filme-os em movimento.


Utilize o “Arraste para cima”. Se o seu número de seguidores for superior a 10 mil essa ferramenta será ativada automaticamente. Use e abuse dela! Esta é uma grande oportunidade de compartilhar publicações na Internet com seguidores, menções à marca em recursos de terceiros, entrevistas, vídeos e um site.

Mais texto nas legendas do Instagram

Se você já escreveu legendas longas nas suas fotos do Instagram, mas por algum motivo não as postou, é hora de começar a fazer isso!


Certamente uma forte tendência no Instagram para 2021 é a criação de diálogo com o público e discussão aberta sobre temas atuais.


Então, compartilhe experiências, conte histórias. Escreva sobre o que é importante para você, mesmo que você tenha um perfil comercial, ele também tem muito a dizer e muito a se posicionar na sociedade.


Fotos e vídeos sempre vêm em primeiro lugar no Instagram, mas geralmente é a legenda que torna a postagem única.


Isso porque a “história” que você conta no Instagram é tão importante quanto as imagens e vídeos que você compartilha, elas fornecem contexto, adicionam personalidade e podem até inspirar seus seguidores a agirem.


Legendas longas são ótimas porque permitem que seu público saiba mais sobre você, sua marca e sua missão.


Hashtags para registrar um posicionamento

Hashtags continuam como uma marca forte e constante nas redes sociais. Então, esse método de divulgação gratuita continuará forte em 2021.


Mas não estamos mais falando apenas sobre vendas. Certamente, hoje em dia, as hashtags representam causas, sentimentos, indignações e manifestações de uma sociedade. Elas são capazes de mudar leis, destruir governos, vencer eleições, prender criminosos, defender causas anti-raciais e muito mais!


Contudo, elas também podem acabar sendo propagadoras de Fake News. Então tome cuidado.


Para as empresas, as hashtags são tão poderosas que usar as hashtags certas pode ter um impacto significativo na taxa de engajamento das fotos. Use, mas não abuse delas! Cuidado com o Shadowban no Instagram.


(O shadowban no Instagram acontece quando seu conteúdo deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização ou até mesmo na aba Explorar. Dessa forma, seus posts só aparecem para as pessoas que já te seguem, o que pode diminuir bastante o alcance e a conquista de novos públicos)


Afinal não é a toa que atualmente praticamente todas as redes sociais existentes utilizam hashtags em suas plataformas de interação.


Utilize conteúdo produzido pelos usuários

Em 2020, as marcas estão se concentrando em fotografia ao vivo e modelos personalizados. No próximo ano, o conteúdo das marcas se tornará ainda mais “vivo”, porque o conteúdo gerado pelo usuário está entrando nas tendências do Instagram em 2021.


Não é apenas uma fonte interminável de fotos e vídeos para postar em sua conta, mas também é uma prova poderosa de que uma marca é verdadeiramente amada e apreciada.


Afinal, lembre-se de que seu público é um recurso valioso por si só quando se trata de encontrar um conteúdo incrível!


Dados recentes mostram que 90% dos consumidores confiam nesse tipo de postagem para ajudar a influenciar suas decisões de compra.


Acho que é isso, se quiserem postem nos comentários ideias de assuntos que gostariam de saber ou que eu comentasse, ou ensinasse, assim vamos construindo uma comunidade legal e tecnológica com a participação de todos vocês. E não se esqueça se não faz parte do meu clube de tecnologia e marketing digital ainda se inscreva no infortec.com.br/clubemj

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